phone +351- 933 258 114    contact info@surfnpaddle.com

Book Now
  • Home
  • Blog
  • Prancha Insuflável X Prancha Rija

Prancha Insuflável X Prancha Rija

    Print Email

Saiba como escolher o equipamento ideal para si

Por Lia Coldibelli

 

Na hora de adquirir uma prancha de Stand Up Paddle muitos ficam entre a portabilidade das insufláveis e a eficiência das pranchas rijas. Mas o fato é que a tecnologia das insufláveis melhorou consideravelmente nos últimos tempos, o que as tornam ainda mais competitivas no mercado.

Assim, é preciso considerar alguns pontos para saber qual equipamento se encaixa melhor em seu perfil.

todas-pranchas-1.jpg

Mar, lago ou rio?

Algumas pranchas insufláveis já competem lado a lado em velocidade com as de fibra. Os fabricantes têm driblado o arrasto gerado pelo PVC, no entanto, por mais rijo que seja o material, as insufláveis entortam, o que dificulta a remada em ambientes com ondulação. No mar, por exemplo, as ondas oferecem resistência quando dão de encontro com esta leve deformação da prancha. Em águas flat (sem perturbações), como lagos e represas, a prancha porta-se bem e ganha velocidade.

 

Carregar e Guardar

As pranchas de Paddle têm em média 10 pés, cerca de três metros de altura, isto acaba dificultando o seu armazenamento e transporte. Se você mora longe do lugar onde costuma remar, as pranchas rijas podem dar o dobro de trabalho, mas nada que um rack no teto do carro não resolva. No entanto, tenha atenção na hora do transporte, a fibra é um material frágil e o concerto pode pesa no bolso. O equipamento requer cuidados especiais, procure lavar em água doce após o uso e mantenha em ambiente seco e fresco. O ideal é ter um local para armazenamento perto da praia, rio ou represa onde você costuma remar. A facilidade dará gana em praticar com mais frenquência.

O SUP Insuflável é ideal para quem quer explorar diferentes ambientes, o kit com bomba, prancha e pagaia é condicionado em um mochila que facilita o transporte do equipamento. O kit pesa em média 13 quilos.

Se você deseja remar em águas estrangeiras esta também é uma ótima opção, a mochila está dentro do padrão permitido pelas maiorias das companhias aéreas.

 

Desempenho X Diversão

Se você busca desempenho em primeito lugar, a resposta está nas rijas, as de fibra de carbono são mais leves que as de vidro e apresentam um resultado ainda melhor. No entanto, estes são materiais caros e merecem cuidado redobrado.

Os fabricantes de SUP insuflável têm trabalhado para corrigir o arrasto provocado pela deformação da prancha. Uma das medidas foi aumentar a espessura - hoje é possível encontrar pranchas com seis polegadas de espessura (15,2 cm) - que melhora a rigidez e flutuação.

As pranchas insufláveis são bastante indicadas para crianças por não exigirem tantos cuidados e terem um bom desempenho com pessoas mais leves, garantindo assim a diversão da garotada.

Quer pagar quanto?

Ao realizar algumas pesquisas você logo vai perceber que o SUP insuflável tem um custo mais baixo que o rijo. É por isso que aconselhamos avaliar bem a relação custo x benefício dos dois equipamento. A melhor forma de fazer isso é traçar um perfil das suas necessidades e testar diferentes pranchas.

Escolas e lojas de aluguer de paddle costumam ter uma grande variedade de tamanhos, estilos e materiais. Não perca tempo! Caia no mar e se apaixone por este universo. Voce logo vai perceber que uma só prancha não será sufuciente. :)

(There are no comments yet)
Leave a Comment

Comments
FaLang translation system by Faboba

Find us Here!

About us

SurfnPaddle was founded by Nick Evans who has been teaching for over 10 years.
SNP caters to locals and tourists who are looking to experience SUP either for the first time or for more advanced people to enjoy in a fun or relaxed way.  We look to help you make the most of your experience.


SurfnPaddle.com

SurfnPaddle  Beachfront shop, Praia do Duquesa,
  2750-334, Cascais , Lisbon, Portugal

 

phone  +351 933 258 114

Email  info@surfnpaddle.com

Opening Hours : Mon-Sun 9am - 7pm (may vary in winter)


Please feel free to contact us!